sábado, 6 de outubro de 2007

Venha a próxima etapa


Depois da sucessão de quatro jogos que o Sporting efectuou no espaço de pouco mais de uma semana, não se pode dizer que o saldo final tenha sido globalmente positivo. Três empates e apenas uma vitória, esta alcançada com uma dose de sorte nada negligenciável, não constituem, seguramente, uma marca que se possa classificar como sendo um êxito.
Mas, após uma leitura mais atenta às circunstâncias dos jogos, percebe-se que os resultados também não se podem considerar como totalmente negativos. O jogo em casa para a Liga contra o Vitória de Setúbal correu mal. Teve uma primeira parte péssima, mas apesar disso apenas uma falha flagrante de Stoy não permitiu acabar melhor do que no início e o empate prevaleceu. Na quarta-feira seguinte, novo jogo para a Taça da Liga com o outro Vitória: o de Guimarães. E aqui o empate verificado no final dos 90 minutos foi o corolário lógico de um jogo equilibrado com o domínio repartido pelos contundentes em cada uma das metades da partida, a primeira do Sporting e a segunda dos vimaranenses. A segunda parte menos conseguida do Sporting, pode também ter explicação à luz do maior cansaço revelado pelos jogadores leoninos face aos vitorianos que tinham, como se sabe, mais de 48 horas de repouso. De qualquer forma o Sporting acabou em beleza ao seguir na prova através do desempate por penaltys. Facto que há muito não se podia gabar ... No jogo da Luz, ainda é recorrente e comentadas as incidências do jogo (mais uma vez, no mínimo, estranhas) e os critérios e decisões arbitrais que invariavelmente beneficiam e prejudicam os mesmos de sempre. Assim sendo, o empate registado soube a pouco, é certo, mas jogando fora contra um adversário directo (apesar de fragilizado) não se pode deixar de aceitar. Na Ucrânia, finalmente surgiu o único triunfo e se no primeiro jogo da esta série Stoy foi carrasco, neste foi um dos heróis, juntamente com Polga, que se tem revelado como o jogador em melhor forma neste inicio de época. Agora, também decisivo por via da obtenção de um golo histórico por diversas e óbvias razões!
Hoje retoma-se a Bwin Liga com a recepção a um dos recentes adversários. O Vitória de Guimarães. E este jogo é, para mim, mais importante do que à primeira vista poderia indicar. E Porquê? Porque será este o jogo que irá definir se o Sporting entra definitivamente num bom momento, um momento que se quer de recuperação face ao atraso que actualmente se verifica para o F.C. do Porto, ou pelo contrário entramos numa espécie de crise ao não conseguir-se a vitória. Por isso, é essencial que no final do jogo eu possa vir aqui afirmar categoricamente: vencemos e convencemos!

Sem comentários: