quarta-feira, 11 de junho de 2008

Estado de Alma 4 - Um golo abafado



Para ler a crónica desta semana no portal Sporting Planeta Portugal clique aqui. Vão ver que vai valer a pena!

6 comentários:

JG disse...

Fantastica crónica, Bernardino. Muito bom! E uma conhunhão perfeita com aquilo que também senti, no dia 7, hoje e espero sentir por mais duas semanas e meia!

Porque o sportinguismo não é incompativel pelo amor pátreo. No meu caso, são complementares e um amor não vive sem o outro. Respiram juntos!

Foi com enorme tristeza que ouvi ontem a noticia da saída de Scolari. Não queria acreditar!Tive de ir ler a noticia no site do Chelsea para acreditar! E não resisti a deixar um comentário bem ofensivo no site do clube do russo do petroleo!

É uma norme perda! Não só pela capacidade técnica, mas acima de tudo pela liderança e pela ligação que criou entre o país e a selecção.É triste que tenha de ser alguém de fora a lembrar aos portugueses que nasceram num país chamado Portugal!

Não vai ser facil substituir Scolari! Ou melhor, é impossivel! Resta a esperança que se faça uma boa escolha, para vir alguém que consiga não ficar demasiado londe da capacidade do Filipão. Alguém que não deixe morrer a relação afectiva que o Sargentão criou entre o país e a sua selecção!

A saída de Scolari é uma péssima noticia! E não só para o futebol. Para todo o País. Porque nos fazem falta líderes assim...

Um lamento final. Eu sempre defendi Scolari e continuo a achar que era o homem certo no lugar certo. O melhor possivel para aquele lugar. Os resultados falam por si! Os melhores de sempre e os mais consistentes de sempre. Mas o timing desta saída não me parece correcto...Desta vez, Filipão não esteve bem. Mas os próximos dias podem desmentir esta impressão. Se o espirito na selecção não for afectado, este ultimo parágrafo será despropositado!

Obrigado, Scolari. Força, Portugal!

Virgílio disse...

Amigo JG:

É engraçado que também a mim me custava a acreditar. No inicio acreditava que se tratava de mais uma daquelas bombas que a imprensa sensacionalista tabloide inglesa costuma lançar... só para destabelizar e vender papel...

O timing foi péssimo, nem percebo como é que o Scolari permitiu que acontecesse. Contraria tudo aquilo que afirmou no inicio do Estágio. Quando todos esperavamos que fosse CR ou outro dos jogadores assediados a roer a corda, foi precisamente Felipão que cedeu às libras que, parece, se revelaram iressitiveis. Portanto, também acho que falhou neste episódio... Espero que consiga dar a volta por cima e consiga sair em beleza: com o titulo no bolso...

Quanto à união em torno da selecção, acredito que irá manter-se. Basta que quem o suceda não despedice aquilo que Felipão alcançou. Foram muitos os adeptos alcançados nestes ultimos anos. Não quero acreditar que só pela saida do treinador tudo se desmorone.

E o nosso SCP? Com a saída eminente do nosso capitão e de Veloso? Como é que fica?... Este é o revés da medalha na boa carreira que Portugal tem vindo a efectuar...

Se o João sair, vai fazer uma falta enorme..

Abraço! E já agora os meus Parabéns pelo trabalho que tú e o Miguel têm feito no "Rugido"... Muito bom. Sou cliente cada vez mais assiduo!

SL!

JG disse...

Com a saída do Moutinho e talvez do Veloso, vamos novamente formar uma nova equipa! Será que isto é inevitável? Será que o futebol se resume a dinheiro e perdeu a aura de desporto de vez?

Vai ser muito dificil tapar estes 2buracos no meio campo e temo que, mais uma vez, o dinheiro que entrar, seja desperdiçado em contratações duvidosas, até porqte jogadores de valor igual são caros demais para a nossa bolsa!

Como já alguém escreveu noutros lados, estamos a criar pequenos monstros na famosa Academia. Grandes jogadores, mas mercenarios desde tenra idade! Mas se calhar no advento das SADs, das VMOCs, etc, isso é inevitável e comemos do nosso proprio veneno!Alias, este espirito não é só do futebol. O meu irmão foi campeão nacional de infantis e vice de iniciados no Hoquei do Sporting e havia miudos com 11 e 12 anos que já diziam que iam para onde lhes pagassem mais...

Seria necessário uma intervenção pedagógica que não há junto dos miudos, mas quando o exemplo do desprezo pelo clube e pelos valores do desporto vem da Direcção, penso que pouco há a fazer!

Para concluír, espero que tenhas razão quanto a Scolari e que o sucessor não deixe caír este sentimento fantastico de união entre o país e a selecção! Já ouvi falar em Zico e confesso que é um nome que me agrada!

Um abraço para a cidade que me viu nascer, Castelo Branco!

verdao(sl) disse...

Antes de mais os meus votos sinceros que as tuas cordas vocais tenham voltado a vibrar como antes. Até para que possas ir a tempo de gritar os golos de Portugal na próxima 5ª feira...

Partilho da apreensão do amigo JG quanto à substituição do sargentão. Pareceu-me no entanto inevitável o anúncio da sua contratação e, por melhor que escolhessemos, ela teria sempre associada a perda que representa para nós em termos de liderança. Convém lembrar que o Chelsea, que se dispôs a pagar uma autêntica fortuna, também tem adeptos e os tais accionistas. Se fosse no nosso clube ficaríamos tranquilos se não soubessemos ainda quem seria o nosso responsável técnico a 1 semana do inicio da época?

Dos candidatos portugueses que se fala por aí só 2 me agradariam: Queirós e MJosé. Queirós significaria o retorno de um projecto de crescimento sustentado, que complementaria o trabalho que vem sendo feito na formação dos clubes, agora incompleto pela falta de categoria que grassa na federação.

Quanto à saida de Veloso e Moutinho, serão sempre grandes perdas. Ao contrário de muitos, penso que serão ambos dificeis de substituir. No esquema de jogo preconizado por PB Veloso foi o único que conseguiu sobreviver às dificuldades do lugar mais exposto deste modelo de jogo.

JG disse...

Compreendo perfeitamente a pressão de que fala, Verdão(SL), feita pelo Chelsea para a revelação da entrada de Scolari. Pelos motivos que menciona. E acho que apesar de tudo, o timing foi o menos mau, atendendo a esse factor! Já estavamos qualificados para os quartos e faltava mais de uma semana para esse jogo decisivo...Se a revelação fosse feita 2 ou 3 dias antes de um jogo decisivo, seria certamente pior!

Tenho muita fé no jogo com a Alemanha. E é uma fé racional, mais que emocional! Acho que a selecção portuguesa é superior e ainda por cima vai estar bem mais fresca na quinta feira! Penso que a diferença fisica pode ser notória a partir de certa altura do jogo...

Estou confiante, mesmo sabendo que vamos jogar contra uma equipa muito forte!

Quanto ao futuro seleccionador, preferia um estrangeiro. Até porque Queiroz está de olho no lugar de Ferguson e dificilmente virá! Manuel José tem competencia, mas não tem nome e quando se lida com jogadores de classe mundial, a que está associado um vedetismo que não pode ser dissociado, o nome do treinador conta muito...Zico agradar-me-ia bastante!

Tite disse...

Amigo Virgilio,
Depois do seu comentário ao meu post no Planeta, tive que enviar-lhe uma mensagem pessoal que se encontra ao seu dispor no local do crime ehehehe!
Votos de um Jogão logo à noite com resultado a nosso favor.
Vaticino uns 2-1 muiiiiiito sofridos.
Mas o que interessa é passarmos às meias-finais... por agora!!!!
SL