sábado, 13 de dezembro de 2008

Axiomas francos

Relativamente às últimas afirmações do auto denominado salvador, chamemos-lhe o ‘Sassá Mutema’ do Sporting, apetece questionar o seguinte:

- Com os exemplos de militância que Filipe Soares Franco (não) dá, como pode cobrar alguma coisa aos sócios do Sporting Clube de Portugal?

- Com os exemplos de (falta de) dignidade que dá, como espera convencer alguém da seriedade das suas afirmações?

- Com os exemplos das (más) companhias que privilegia no futebol, que imagem transparece para os sportinguistas?


É imperdoável que um presidente do SCP (clube e SAD) dedique uma mísera hora diária ao clube. Mesmo delegando assuntos que, em principio, deveriam ser da sua competência resolver e não ter apenas (des)conhecimento…

"Esforço, dedicação, devoção..."


É imperdoável dar prioridade ao golfe, ou a caçadas pelas savanas africanas sobre momentos e/ou jogos importantíssimos da vida do clube e/ou da sua equipa profissional. E pior, justificar essas ausências com alegados problemas de saúde...

"Bem prega Frei Tomás..."


É imperdoável que receba com pompa e circunstância e conviva 'alegremente', com alguém que durante décadas prejudicou, de forma ostensiva e grave, em muitos momentos e de diversificadas formas o SPORTING! Que se reflectiram em significativas perdas desportivas e financeiras de uma forma totalmente injusta e batoteira...

"Diz-me com quem andas..." ou ainda, “Junta aos bons e serás como eles, junta-te aos maus…”


É imperdoável ignorar, para não dizer desprezar, os núcleos e sócios/adeptos leoninos que moram longe de Lisboa e que se encontram espalhados por este País fora.

"Longe da vista, longe …"


Foi imperdoável, todo o silêncio cúmplice no(s) caso(s) de corrupção relacionados com a arbitragem... Podem ter a certeza de que aqui reside, neste famigerado facto, grande responsabilidade na desmobilização de sócios e adeptos do nosso clube. Então, andamos nós durante épocas a fio a sofrer injustiças que nos 'entravam pelos olhos adentro' para quando, finalmente, se confirma a razão do que tanto apregoávamos, os nossos dirigentes se calarem cobardemente????? Porra pá!

"Quem não sente,..."


Resumindo, é imperdoável, continuar a apoiar FSF, depois de tantas e tão graves asneiras cometidas.

Fez coisas positivas? Talvez, acredito que sim! Mal seria se após dois mandatos como presidente não tivesse conseguido fazer algo de útil ou positivo. De qualquer forma o saldo, caros amigos, é, para mim, muito deficitário. FSF fez bem às finanças? É discutível! Fez mal ao ideal de sportinguismo? É indiscutível que... sim, fez! Não chega reduzir o passivo. Mesmo a forma como o conseguiu (venda de património) não foi pacífica e causou divisões ainda hoje visíveis na família sportinguista...

Não chega pedir adesão, deve-se agir em conformidade com os pedidos que se fazem. E isso raramente FSF conseguiu fazer. Coerência e clareza de processos urgem.

Novo ciclo, é o diagnóstico correcto. É o que o Sporting precisa. Será capaz disso? Só se quisermos. E muito. Nós, os sportinguistas.

10 comentários:

Tite disse...

Que saudades!!!!
Adorei este teu post.
Especialmente no que toca aos bons exemplos do dito Sr. FSF (ou falta deles).
E depois quer Sportinguistas solidários. Com quem? Com ele? É difícil n'é?
Nem a equipa se comporta coesa na maioria dos jogos que disputa. Porque será? Divisões dentro do balneário? Falta de solidariedade entre jogadores e equipa técnica? Ou será também reflexo do pouco que a Presidência dedica ao clube e, nomeadamente, à sua equipa de futebol?
Que o homem anda em campanha eleitoral já nós percebemos. Nunca visitou tantos núcleos como o faz neste momento e mesmo essas só para a zona Alentejana (eh!eh!eh!eh!).
Mas... onde pára uma candidatura oposicionista credível?


Rugidos Natalícios

Leão de Alvalade disse...

Sejamos francos ou não?... Não, Capicua101 dixit!

Não tenho dúvidas que o Sporting precisa de uma liderança forte e carismática, que interprete correctamente o nosso código, a nossa cultura, a nossa forma de estar. E nos vários exemplos que apontas estão aí muitas das razões que levam os sportinguistas a pôr-se de lado.

Mas não creio que FSF seja o único culpado, além de me parecer muito mal acompanhado a nível de figuras que operam atrás da cortina. Há também muitos sportinguistas que se escondem atrás de desculpas esfarrapadas para se desligarem do clube. O Sporting é muito maior do que os que passam pela cadeira da direcção, sejam eles competentes ou não.

Um grande abraço! Saúdo com entusiamo o regresso às lides!

Anónimo disse...

Caro Virgilo

É bom sentir-te de volta.

Mas vieste com uma furia contra o Salvador quer não te conhecia.

Saudações Leoninas

Virgílio disse...

Caro 8:

Realmente fico furioso quando vejo o presidente do meu Sporting em plena tribuna de Alvalade em alegre confraternização com um dos maiores ‘cancros’ do futebol português. Fico furioso quando noto tanta deferência com essa tal personagem e com tudo o que ela representa. Fico furioso quando só agora, após tantos anos é que se lembra que existem núcleos. Logo agora, a três meses do Congresso e a seis de eleições, como aliás, tão bem nota a nossa cara amiga Tite… E mesmo assim visita aqueles mais pertinho de casa ou que ficam a caminho do Algarve e dos seus campos de golfe… Fico furioso com tamanha hipocrisia! FSF constitui uma grande desilusão para mim. Não serão estes últimos meses (de campanha) que mudarão a minha opinião. Respeito quem não pensa como eu, mas para mim, FSF não serve para presidente do SCP. Não me revejo nas atitudes e valores de sportinguismo que ele tem transparecido. Não me parece que tenha o perfil desejado para ocupar tão importante cargo!
Por isso é bom que apareçam alternativas, novas pessoas, com novas ideias, com mais sangue na guelra e sem subserviências ao status quo (estava para escrever ‘porcaria’) instalado no futebol. Alguém com CORAGEM para romper com o passado no futebol português e, pq não dizê-lo cortar tb com algumas atitudes menos claras dentro do Sporting. A contenção das despesas, o controlo e equilíbrio financeiro, a estabilidade, a aposta no treinador e na formação, são imposições económico-financeiras, mais que estratégia delineada por FSF. Dizer que salvou o SCP??? Não fez mais do q a sua obrigação. Outros, antes dele, se calhar tb o fizeram e não vieram para a praça pública vangloriar-se disso. Afirmava o Sousa Cintra no sábado a um jornal desportivo (li no café pq tb já deixei de contribuir para esse peditório) com alguma razão que quem salvou o SCP foi ele, pois qd chegou ao clube nem dinheiro havia para pagar a água…


LdA:

Concordo que só FSF não explica todo o fenómeno do ‘desligamento’ que se nota em torno do SCP. É algo que já vem de trás e que resulta de uma conjuntura complicada de explicar. Mas, quem estiver atento ao que os sportinguistas vão dizendo nas ruas, cafés, núcleos e ao que se vai escrevendo e comentando na internet, percebe que FSF não só não resolveu o problema como ainda o acentuou! Sou sócio com quotas permanentemente actualizadas (débito directo) e só deixo de as pagar se, um dia, por motivos financeiros não o puder, de todo, fazer. Mas, independentemente de crises pessoais financeiras ou de militância gerais mais ou menos graves, eu, só me ‘desligaria’ emocionalmente do Sporting, se o clube morrer! Ou, pensando uma segunda vez, nem assim… Como, apesar de tudo sou um optimista, não acredito nessa desgraça e de certeza morro eu primeiro! ;)

O SCP tem um link eterno na minha mente e no meu coração! Tão certo como me chamar Virgílio.

Abraço a todos.

Anónimo disse...

Virgílio

O meu comentário tinha a ver com o facto de nunca ter dado conta que era essa a tua posição perante a gestão FSF.

Estou de acordo contigo em quase tudo o que escreveste. Aliás costumo servir-me de ti como exemplo quando quero defender o reactivamento dos escalões principais em varias modalidades como o basquetebol, hóquei e voleibol, pelo menos.

Não sou como tu: devido à minha idade tenho a certeza que morrerei antes do Sporting, que para mim será eterno, porque, por muito mal que seja gerido, acredito que não morrerá nos próximos 20 anos.

Durante muitos anos defendi que o Sporting era o maior e melhor clube português. Hoje já não penso assim e acredito mesmo que, ou rapidamente um Sportinguista com grande visão estratégica toma conta do Clube, ou nunca mais ninguém conseguirá, honestamente, defender isso.

Nós, Sportinguistas de base, temos que apoiar alguém que defenda o Sporting e o queira relançar como a maior força desportiva do país,que, evidentemente, não é o caso de FSF e da sua equipa.

Saudações Leoninas

JG disse...

Antes de mais, sejas bem (re)aparecido, caro amigo!

Quanto ao post, disseste tudo. Pouco fivou para acrescentar! diria apenas que, como incorrigivel optimista que sou, ainda acredito que a desejada alternativa vai aparecer para Junho! Porque o Sporting precisa dela para não caír no abismo!

E nós, na familia sportinguista, precisamos de paz e união que nunca chegará com Franco e com os fraquistas no poder! Precisamos de alguém que consiga fazer a ponte entre o poder e a oposição que (infelizmente) hoje claramente marcam o nosso clube!

Armando Silva disse...

Ora viva amigo Virgilio, antes de mais devo dizer que é com enorme gosto que o volto a ver nestas lides, mesmo que, caso o seja, com uma passagem fugaz.

De facto em cada frase, palavra e afirmação que faz ou diz existe um nexo, não sou dos mais radicais quanto ao presidente, confesso que até simpatizo com o Sr presidente, mas não tenho problema algum em reconhecer que tem toda a razão quando o critica pela falta de militância... O Sporting precisa de um presidente sempre presente, e não de um "chefe" a part time.

Um grande abraço caro amigo, espero volta-lo a ver antes do natal, mas caso tal não aconteça, desde já um santo e feliz natal para si a toda a sua família.

Tite disse...

Feliz Natal amigo Virgílio!

E... um regresso em força

Anónimo disse...

Feliz Natal Capicua.

Volte depressa aos post se puder.

S.C.P. SEMPRE

Virgílio disse...

Muito obrigado amigos!

Boas Festas para todos!

Estou a providenciar a instalação de net em casa! Já que não vem a tempo de chegar com o Pai Natal, pode ser que arranque no início de 2009!

Dps, fica mais acessível postar... E, já agora, actualizar um pouco o visual do blogue, no qual não mexo desde o final do Verão ou coisa do género :S

Gde Abraço! FELIZ NATAL!! E QUE 2009 NOS TRAGA MTS ALEGRIAS...

SL!